sexta-feira, 26 de abril de 2013

Você sabia?

 A Ordem de São Jerônimo (Latim: Ordo Sancti Hieronymi), (sigla O.S.H.) é uma ordem religiosa católica de clausura monástica e de orientação puramente contemplativa surgida no século XIV. Fundada por São Jerônimo, foi aprovada no ano de 1373 pelo Papa Gregório XI que residia na época em Avinhão. É uma ordem religiosa exclusivamente hispânica, dado que apenas se implantou em Espanha e em Portugal, e esteve bastante vinculada às monarquias reinantes de ambos os países.

Prescrevendo uma vida de solidão e silêncio, de oração assídua e penitência animosa, a Ordem de São Jerônimo procura levar os seus monges e monjas à união mística com Deus, consciente de quanto mais intensa for essa união, por sua própria doação na vida monástica, tanto mais esplêndida se faz a vida da Igreja e mais vigorosamente se fecunda o seu apostolado. A vida do monge Jerônimo é pautada pelo equilíbrio entre a oração e o trabalho.

História

No século IV surgiram diversos grupos de homens em Espanha que, motivados pelo exemplo de vida e santidade de São Jerônimo  decidiram-se a procurar levar uma vida de maior perfeição cristã. Deste seu desejo de reformas, numa época profundamente conturbada e decadente, surgiu a Ordem de São Jerônimo, em pouco tempo, por toda a Península Ibérica surgiram varões que decidiram abraçar a vida eremítica, buscando imitar o exemplo de São Jerônimo  Dentre eles destacaram-se Pedro Fernandez Pecha e Fernando Yañez de Figueiroa que, após vários anos de experiência religiosa eremítica, concluíram ser melhor a vida comunitária cenobítica, com a adoção de uma regra.

São Jerónimo na companhia de
Santa Paula e Santa Eustóquia.
Foi a 18 de Outubro de 1373 que o Papa Gregório XI, na época residente em Avinhão, atribuiu a este grupo de homens a ereção canônica com o nome de Irmãos de São Jerônimo e outorgou-lhes a Regra de Santo Agostinho. Desde então, buscaram aqueles homens estabelecer um monacato regular, o que foi alcançado em 1415, com a união da ordem religiosa, quando já possuíam vinte e cinco mosteiros.

No século XIX, a Ordem já possuía quarenta e oito mosteiros e cerca de mil monges, quando advindo a Revolução Liberal, os religiosos se viram obrigados a abandonar seus mosteiros, sendo que alguns se arruinaram, outros foram passados a outras ordens religiosas da Igreja, e outros ainda reduzidos ao uso leigo. Em 1925 foi expedido pela Santa Sé um Rescrito de restauração, que se iniciou pelo Mosteiro de Santa Maria del Parral, em Segóvia. Com a proclamação da República Espanhola, em 1931 surgiram muitos obstáculos ao processo de restauração, o que se complicou ainda mais com Guerra Civil Espanhola, entre 1936 e 1939. Apenas após o Governo Geral de 1969 é que se pode efetivar definitivamente a restauração da ordem religiosa.

A par dos monges, existem também as monjas jerônimas, o ramo feminino da Ordem, mulheres virtuosas que seguem as mesmas regras, a exemplo de Santa Paula e Santa Eustóquia, que seguiram espiritualmente São Jerônimo  O ramo feminino desta ordem religiosa surgiu em Toledo, onde se destacaram Dona Maria Garcia e Dona Mayor Gomes, orientadas por Frei Pedro Fernandez Pecha, em 1374, com a fundação do Mosteiro da Santa Maria de la Sisla. Deste mosteiro nasceu a fundação do Mosteiro de São Paulo, das “Beatas de São Jerônimo”, do qual se propagaram diversas fundações na Espanha.

Na atualidade, em Espanha, existe um mosteiro masculino e dezassete mosteiros femininos da Ordem de São Jerônimo.

Hábito religioso

Os religiosos da Ordem de São Jerônimo (tanto os monjes, como as monjas) adotaram como hábito religioso um hábito branco sobre o qual envergam o escapulário de cor castanha (igual ao Escapulário de Nossa Senhora do Carmo utilizado pelos religiosos carmelitas) e um capuz da mesma cor.

Espiritualidade

A Ordem de São Jerônimo é uma ordem religiosa de carisma contemplativo inspirada na vida de São Jerônimo como modelo para imitar Jesus Cristo no seu caminho de perfeição. A jornada do monge Jerônimo composta da seguinte maneira: a manhã é dedicada ao trabalho, a tarde é dedicada a exercícios próprios da vida contemplativa e intelectual (oração, leitura, estudo, etc.) e, no decurso do próprio dia, santificando cada hora, os monges celebram cantando a Liturgia das Horas e participam na Missa conventual reunidos em comunidade.

A Ordem de São Jerônimo tem ainda determinado, desde a sua fundação, o ser pequena, humilde, escondida e recolhida; levar seus filhos por um caminho estreito, procurando dentro das paredes conventuais assegurar a saúde de todas as almas a si confiadas; dedicar-se continuamente aos louvores divinos como reparação dos pecados que, um pouco por todo o Mundo, se cometem, e, para alcançar isso, os seus religiosos oram, cantam e choram, procurando servir a Igreja e apaziguar a ira de Deus.

Fonte: Wikipedia

OBS: Silêncio, oração e união mística com Deus. Conhecia mais esta bela vocação de clausura monástica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...