quinta-feira, 10 de maio de 2012

Você sabia?


A Ordem dos Cartuxos é uma ordem religiosa contemplativa em Votos Solenes, uma Ordem semi-eremítica, seguindo um pouco da Regra de São Bento,na qual baseia a fundação da ordem, fundada em 1084 por São Bruno e seis companheiros (quatro clérigos e dois leigos).

A origem de seu nome, é das montanhas ao norte de Grenoble Chartreuse, na comuna de Saint-Pierre-de-Chartreuse em Isère, onde se instalaram perto do mosteiro presente da "Grand Chartreuse" ("Grande Cartuxa"). 

Brasão e Lema

Lema: A Cruz permanece
intacta enquanto o mundo
dá suas órbitas.


O Lema da Ordem "Stat Crux dum voltivur orbis" ("A Cruz permanece intacta enquanto o Mundo dá sua órbita"), mas, não é o seguimento do carisma oficial da ordem.

O emblema da ordem, atestada em documentos do século XIII, é muito mais velho que o lema. Possui um globo encimado por uma cruz cercada por sete estrelas. Com Humildade, as estrelas são muitas vezes colocados por baixo do globo. Elas simbolizam Bruno e seus seis companheiros quando chegaram em Grenoble, que foi anunciada por um sonho premonitório em que o Bispo São Hugo relatou ter visto sete estrelas.

A abreviatura O. Cart. Ordo Cartusiensis é usado por pessoas de fora da Ordem para designar a ordem dos Cartuxos ou seus membros. Este uso, está na América desde o século XX, é contra a tradição diplomática da Ordem dos Cartuxos que assinou simplesmente "fr. N. Chartreux" na íntegra. A Igreja e a Santa Sé não sabia disso ainda em 1965. No Anuário Pontifício de 2000, há ainda as letras duplas "Certosini" e "OC".

Fonte: Wikipedia 

OBS: muitas riquezas podemos encontrar na Igreja e algumas delas chegam a ser desconhecidas da grande maioria, mas não significa que perderam sua importância no decorrer dos anos. Procure conhecer essas pérolas e quem sabe não se apaixonará (mais) pela Igreja Católica?

4 comentários:

  1. Assistam ao filme "O grande silêncio", que mostra a rotina e reflexões de monges cartuxos verdadeiros. Inclusive, tenho um amigo, colega de turma de faculdade, que acabou de se candidatar a ser um sacerdote cartuxo, na cidade de Ivorá/RS.
    Abraços!
    Christovan

    ResponderExcluir
  2. Ótimo resumo! Conhecemos pouco dos Cartuxos (mesmo porque são meio eremitas, hehe), mas são inspiradores.

    Não entendi quando você disse que o lema "não é o seguimento do carisma oficial da ordem". Eles têm uma inspiração diferente do lema?

    A propósito, é interessante que tenham escrito "dum volvitur orbis" no séc. XIII. Será um palpite astronômico de que a terra "si muove"? =D

    ResponderExcluir
  3. Uma das ordens mais belas e desconhecidas! Vale a pena conhecer mais! (tem o site oficial: 
    http://www.chartreux.org/pt ) :)

    ResponderExcluir
  4. como diria o Sr. Spock: "fascinante..."

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...